terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

VERDADE - o mundo dá voltas

Oi, oi, oi.

Sou uma pessoa difícil. Sou chata, rabugenta, resmungona, impaciente. Sofro de "sinceridade crônica", o que me causa muitos transtornos familiares. Sou daquele tipo que não edita o pensamento. Mas isso nunca me impediu de ser a melhor amiga dos meus amigos.

Tá certo que não são muitos, mas são sinceros como eu. E leais também. Não sou de me abrir de primeira. Preciso conhecer a pessoa, seus hábitos, educação. Sou intolerante com gente que não respeita o próximo, que não pensa no coletivo. Uma vez me disseram que sou uma falsa canceriana. Eu não diria falsa, mas exótica.

Ah! Eu guardo rancor. Sei que é uma coisa feia, mas eu guardo. Não me vingo, nem uso o assunto pra posteridade. Mas não esqueço e dificilmente dou uma segunda chance.

Tô enrolando pra dizer que comigo pau é pau, pedra é pedra. Que é tudo preto no branco. Não gosto de talvez, nem de empate. Como falava seu Sandoval Quaresma: "se sei digo que sei, se não sei digo que não sei e pronto".

Toda essa introdução é pra você entender que sou muito chata, mas não sou uma pessoa ruim, do mal. E quando digo que o mundo dá voltas é por causa disso. Minhas atitudes são muitas vezes autoritárias, mas nunca pra prejudicar ninguém.

Eu trabalhava numa grande instituição de ensino superior. Estava lá a três anos. Quando voltei das férias, fui demitida. E eu estava grávida. Ninguém levou isso em consideração. Inclusive a menina do DP, que não atendia as minhas ligações e se recusou por duas vezes a receber meus exames médicos comprovando a gravidez. Processei a universidade, ganhei lógico e a juíza ainda deu um sermão pros representantes da empresa.

Na semana passada essa mesma menina foi demitida. Grávida. E entrou em contato comigo querendo o telefone do meu advogado. Fiquei numa sinuca de bico. Consultei amigos, marido e minha consciência. Uns diziam pra aproveitar a oportunidade e me vingar, outros pra esquecer e dar o número. Me fiz muitas perguntas. Devo? Não devo? Ela merece? Minha cabeça ficou a mil.

A dúvida rondou a minha mente. Mas antes de tomar uma atitude, marido foi lá e deu o telefone do escritório do meu advogado. Brigamos. Chorei. Disse que eu é quem devia decidir. Mais calma eu vejo e percebo que quem decidiu dói ela mesmo, a menina.

Lá atrás, ela não teve a dignidade de me enxergar como ser humano, mulher e grávida. Hoje, o mundo tá mostrando a ela que somos iguais. Eu fiz o meu papel, indiretamente pelas mãos e consciência do meu marido. Deus cuida do resto.

3 comentários:

  1. Eu guardo rancor. Sei que é uma coisa feia, mas eu guardo. Não me vingo, nem uso o assunto pra posteridade. [2] Nossa, sou muito assim tb.
    Mas eu AS VEZES dou outra chance, pra dar aquele tapa com luva de seda na pessoa. Tipo, tá vendo fdp, n sou q nem vc.
    Cara, q sacanagem isso, n sabia q tu tinha sido demitida grávida... q filha da puta ela!

    ResponderExcluir
  2. Já eu sou uma pessoal difícil de guardar rancor. Tanto que às vezes acho que me falta um tiquinho de amor próprio. Mas pensando bem, não é este o caso. Temos que dar importância ao que nos faz bem, o ruim a gente não precisa esquecer mas tem que abstrair. Essa garota provavelmente é mais um robô do mundo corporativo, talvez na visão dela só estivesse "cumprindo ordens superiores". O mundo realmente dá voltas e hoje muito provavelmente ela deve estar reavaliando a postura boçal que teve contigo. E você fez o certo. Não devemos revidar o mal que sofremos. Deixe que o universo ensine ela. Tenho certeza que independente da intervenção do Ivan você a ajudaria, pq é mãe e mais que isso, uma pessoa de bom coração. Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu até consigo perdoar, mas as vezes demora um tanto. Quanto a dar o troco, eu acredito muito que aqui se faz, aqui se paga. Muitas vezes quem dá o troco não somos nós e sim a vida. Eu sei que eu pago pelas besteiras que eu faço, então acredito que seja assim com todos. E essa menina se lascou pois pagou na mesma moeda que te deu. Coitada, não sei se teve a intenção ou não, mas o fato é que o mesmo aconteceu com ela. Também já fui demitida assim que ganhei bebê e foi uma meleca, não ganhei a ação (só trabalhava 2x na semana) e fiquei numa situação bem difícil. Mas já passou! Assim como pra vc! Bola pra frente!
    Beijo

    querendoserblogueira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir